SABE QUANTO VALE A SUA CASA?

sexta-feira, 29 de março de 2013

Certificado COSC


 Fundada em 1973 na estrutura que mantém, o COSC - Contrôle Officiel Suisse des Chonòmetres é uma associação sem fins lucrativos. Foi criado por cinco cantões ligados à relojoaria (Berna, Genebra, Neuchâtel, Solothurn e Vaud), assim como a Federação da Indústria Relojoeira Suíça. Ela abrange os laboratórios que tinham sido estabelecidos independentes um do outro no final do século 19.

 O termo relojoeiro Cronómetro é muitas vezes confundido com Cronógrafo, relógio equipado com um mecanismo adicional para permitir a medição de duração de um evento. Um relógio equipado com cronógrafo pode, naturalmente, ser um Cronómetro Certificado COSC, desde que cumpra os critérios estabelecidos para o padrão.

 Nos seus regulamentos técnicos, o COSC incluiu uma condição essencial, nomeadamente a exposição permanente dos segundos.

 Um cronómetro é um relógio de alta precisão capaz de exibir os segundos e que abriga um movimento de corda automática ou manual, testado durante vários dias, em posições diferentes e em diferentes temperaturas, por o organismo oficial neutro COSC. Note-se que os exigentes testes feitos por o COSC, são feitos apenas nos movimentos apenas com mostrador e ponteiros e fora das caixas.
Cada Cronómetro é único, identificado por um número gravado no próprio movimento testado e no certificado fornecida pelo COSC às marcas, que normalmente o fazem acompanhar com os documentos do relógio.

Basicamente o teste processa-se da seguinte forma: cada movimento é individualmente testado durante vários dias consecutivos, em cinco posições e a três temperaturas, o movimento é controlado individualmente.


De forma a garantir uma leitura absolutamente fiável para os instrumentos do COSC, cada movimento deve estar dotado de um mostrador de trabalho branco e de um ponteiro de segundos preto. Aos movimentos é dada corda uma vez por dia com a ajuda de uma máquina que gira a coroa segundo um número de rotações preestabelecido. A precisão é medida por um robot que lê a posição do ponteiro dos segundos. Cada movimento individualmente numerado é testado durante 15 dias e 15 noites consecutivas. Os controlos são efectuados em cinco posições e a três temperaturas diferentes (23o C, 38o C e 8o C). Para obter o título muito cobiçado de cronómetro oficialmente certificado, o movimento deve satisfazer sete critérios eliminatórios muito rigorosos, entre os quais uma falha de marcha média inferior a -4/+6 segundos por dia, ou seja uma precisão de 99,99%. 

Qualquer relógio com a denominação CHRONOMETER deve ser fornecido com o certificado do movimento. Apenas 5% dos relógios produzidos na Suíça são cronómetros certificados.

Sem comentários:

Enviar um comentário