SABE QUANTO VALE A SUA CASA?

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Impermeabilidade. Relógios na Água - acto I


Com a proximidade do Verão o Tempo e Valor deixa alguns Conselhos Básicos para garantir a contínua Impermeabilidade do seu relógio:
  • A resistência à água deve ser verificada regularmente uma vez por ano na assistência técnica da marca, preferencialmente antes do Verão onde normalmente o uso dos relógios na água é superior.
  • Deve assegurar que a coroa, de acordo com o modelo, está pressionado para trás na posição 0, ou no caso de coroas de rosca que estas se encontram totalmente enroscada, de modo que a água não possa entrar para o interior da caixa causando graves danos ao mecanismo e mostrador.
  • Nos relógio cronógrafos ou outras funções que tenham botões na caixa, quando o relógio estiver submergido NUNCA use a Coroa ou Pressione os Botões, salvo algum modelo que esteja certo que está devidamente indicado para o efeito.
  • Utilizar o seu relógio de acordo com as indicações do Fabricante.
 A resistência à água do seu relógio é marcada na parte inferior, normalmente gravada no fundo da caixa. Esta indicação, muitas vezes em metros, não é literal! Segundo as normas ISO - International Organization for Standardization, cada marcação indica o tipo de utilização que poderá dar ao seu relógio.
Como exemplo se o seu relógio estiver marcado 30m não significa que o deva usar na piscina,  mesmo que o mergulhe apenas a 2 ou 3 metros. Bem por o contrário indica a Resistência Mais Reduzida de Estanquidade, prevenindo apenas Resistência a Salpicos de Água.
Basicamente o que é marcado no relógio é a PRESSÃO que este resiste sem que sofra infiltrações de água, ou de ar que é normalmente como são feitos os testes de estanquidade.
 
Assim para a indicações de:
 
 3 bar / 30 m. / 43 psi / 98,4 ft - Como escrevi acima, trata-se da resistência mínima e previne apenas contra salpicos, lavar as mão sem submergir o relógio e claro contra a água da chuva que esperemos se mantenha longe neste Verão. 

 5 bar / 50 m. / 73 psi / 164 ft - Pode estar mais à vontade com estes relógios, mas o conselho principal continua a ser, não submergir na água. Poderá utilizar na lavagem do carro, no duche e desportos náuticos de superfície.
 
 10 bar / 100 m. / 145 psi / 328 ft - A partir destas indicações estamos a falar de relógios preparados para serem submergidos. Independentemente ainda têm alguma limitações, nem todos estes relógios estão equipados com coroa de rosca. Estes Relógios podem ser usados na praia, piscina ou em desportos aquáticos Natação, Polo Aquático, Ski Aquático e pode fazer Mergulho desde que em  apneia e NÃO se chame Carlos Coste.

 20 bar / 200 m / 290 psi / 656,1 ft - Estes Relógios já têm normalmente um desenho muito próprio dos modelos aquáticos, caixa robusta com aro unidirecional, tendencialmente equipados com braceletes metal ou correia de cauchu. Cumprem os principais requisitos para a estanquidade como fundo de rosca, coroa de rosca, nos cronógrafos os botões podem estar protegidos com uma anilha de rosca, que protege do uso involuntário quando submergido, mas não têm válvulas de hélio.
 
100 bar / 1000 m / 1450 psi / 3280,8 ft - A partir de dos 30 bar / 300 m os relógios já estão preparados para uma utilização de mergulho profissional e vêm por isso equipados com válvula de hélio. Os Relógios hoje em dia atigem impressionantes performances de resistência a 100 bar // 1000 mt. Aguentam altíssimas pressões, possibilitam inclusive saltos em queda livre para a água onde a pressão do impacto é enorme. Os Desenhos Desportivos destes relógios exemplo do ORIS - ProDiver Chronograph atraem muitas pessoas nem sempre praticantes de Mergulho ou Desportos Aquáticos, sendo peças fundamentais numa coleção completa.


Quando usar o seu relógio no mar ou na piscina, para evitar a corrosão e desgaste do sal e cloro, lave sempre o relógio com água limpa!

Lavagem:
Para pulseiras de metal e para todas as caixas resistentes a pelo menos 10 bar / 100 mt à água use uma escova pequena, exemplo de uma escova de dentes com água e sabão. Use de seguida um pano macio para secar de modo a não arranhar o relógio ou pulseira de metal. Evite SEMPRE contato direto com solventes, detergentes, perfumes, produtos cosméticos e água quente pois podem danificar a correia, caixa e os vedantes.

São Conselhos Básicos, cada vez mais divulgados, mas nunca é demais lembra-los. Bons Mergulhos!
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário